© 2018 por RazinStudio

BLOG DA JAQUELINE MEDEIROS

DICAS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS E PRATICIDADE

Buscar
  • Jaqueline Medeiros

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ARRUMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO?

O que mais escuto das pessoas é: "Eu amo organização, organizo a minha casa o todos os dias. Mas, ela nunca se mantém organizada." O que essa pessoas não sabem é que elas não estão organizando e sim arrumando a casa e hoje, vou mostrar através de imagens simples o quanto essa diferença impacta na sua vida!

Observando essas imagens acima, algumas pessoas vão rapidamente notar a padronização dos cabides e das dobras, que deixam um visual mais bonito. Mas eu quero mostrar que a organização vai muito além de dobras perfeitas e cabides padronizados e que deve ser feita em todos os armários da casa, da área de serviço ao banheiro. Feito isso, sua vida não será mais a mesma, ela com certeza será muito melhor!

ARRUMAÇÃO é nada mais, nada menos do que guardar os objetos sem planejamento nenhum. A preocupação de ser funcional é mínima. Você simplesmente coloca dentro do armário para que a casa fique arrumada.


Observando a imagem ao lado, temos o armário arrumado. As coisas estão todas ali dentro e quando chegar uma visita, não terá nada fora do lugar na sua casa.


O que você não consegue observar é que esse armário não está nada prático para o seu dono. Temos alguns objetos aleatórios numa parte que estava "sobrando" no armário, calças penduradas porém misturadas, jeans, com sarja, com social...


Na primeira parte onde estão as dobras, os montes estão misturados. Sim, no mesmo monte tem bermuda, assim como tem t-shirt, assim como tem polo manga curta e manga longa.



Outra coisa que provavelmente você não conseguiu notar foi o fato de os itens estarem mal distribuídos tendo como consequência, os ternos pendurados numa arara aberta, acumulando pó e dando um visual carregado para o ambiente.











ORGANIZAÇÃO vai muito além de arrumar. Organizar é buscar soluções e guardar objetos com planejamento, visando a maior funcionalidade possível. Ampliar espaços eliminando o que não serve mais. Otimizar espaços ajustando o conteúdo ao local. Categorizar os objetos e buscar uma ordem lógica e prática na hora de escolher o local para cada categoria. Identificar o lugar de cada categoria com etiquetas. Dessa forma, quando abrir o armário, você não precisa ficar revirando montes para encontrar algum item, você vai bater o olho e conseguir visualizar tudo o que tem, ou seja, vai economizar tempo e ter uma vida mais prática. Além de economizar dinheiro também, porque muitas pessoas, por não conseguirem visualizar tudo, acabam comprando coisas que na verdade elas já tem e estão perdidas em algum monte ou gaveta.


Confira na imagem abaixo o armário devidamente organizado. Os itens foram categorizados e distribuídos de forma adequada, otimizando o espaço e dispensando o uso da arara onde os ternos estavam pendurados. Agora, os ternos estão acomodados dentro do armário, com as suas calças penduradas no mesmo cabide, dentro de cada terno. As demais calças foram dobradas e distribuídas por categoria de tecido e logo abaixo, acomodamos as bermudas que não são usadas com frequência. As camisas foram categorizadas por manga curta e manga longa, além de serem acomodadas por ordem de cor, facilitando a visualização das mesmas. Os sapatos também foram categorizados e por fim, os montes estão devidamente categorizados, t-shirt manga curta, t-shirt manga longa, polo manga curta, polo manga longa, tricot e moletom.


Divisórias e etiquetas finalizam a organização dando um toque de praticidade tanto para quem procura pelos itens, quanto para quem guarda cada item nos seus devidos lugares. Facilitando na manutenção/arrumação diária.




A organização e a arrumação andam de mãos dadas. Digo isso porque é óbvio que toda casa tem vida e tendo vida as coisas se movimentarão e sairão do lugar. Ninguém quer morar numa casa engessada onde nada pode sair do lugar. É aí que tudo pode ser perfeito, quando a casa está DEVIDAMENTE ORGANIZADA, e as coisas começam a sair dos seus lugares, a ARRUMAÇÃO entra em ação (rs), que nada mais é do que o ato de colocar de volta as coisas em seu devido lugar.

Resumindo é assim:


ORGANIZAR é achar uma “casinha” para cada coisa, uma única vez E de tempos em tempos fazer uma manutenção, a cada 6 meses ou 1 vez por ano como de costume, tudo vai depender de quantas pessoas vivem na casa e da rotina delas. - Trabalho da Personal Organizer.


ARRUMAR é ajudar as coisas a voltarem para a suas “casinhas”, rotina diária de toda casa, podendo ser executada por todos os moradores da casa, por uma dona de casa ou por uma empregada doméstica.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois serviços, tenho certeza que você notou que precisa de ajuda para organizar os seus armários e eu estou aqui para acabar com o seu problema.


Me chama agorano WhatsApp 11-952789521para agendar uma avaliação.
253 visualizações

ÚLTIMAS NO INSTAGRAM