© 2018 por RazinStudio

BLOG DA JAQUELINE MEDEIROS

DICAS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS E PRATICIDADE

Buscar
  • Jaqueline Medeiros

DICAS EFICAZES PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE COMIDA E PARAR DE JOGAR SEU DINHEIRO NO LIXO


Se um fungo ou bactéria já deixam o alimento com uma aparência estragada, um gosto alterado e um cheirinho desagradável, imagina o que eles podem fazer dentro do seu corpo? A ingestão de comida vencida ou estragada pode causar infecção e intoxicação alimentar e acredito, isso pode levar à morte!



No Brasil, cerca de 40 toneladas de comida vai para o lixo todos os dias. Tudo isso poderia alimentar milhões de pessoas no próprio país.



O desperdício de comida é um grande problema mundial, que além de contribuir com a má distribuição de alimentos e o aumento do número de pessoas que sofrem com a fome, ainda é um fator diretamente ligado à má administração das finanças pessoais. Afinal, o desperdício de comida é também um desperdício de dinheiro. Você já parou pra somar quanto dinheiro perdeu ao longo desse ano através das comidas que jogou fora?


Muitas coisas estão ao nosso alcance e podem ser mudadas. Por isso, separei algumas DICAS EFICAZES para evitar o desperdício de comida e parar de jogar o seu dinheiro no lixo! Confira:


1.Planejamento

Planejar as compras antes de ir ao mercado ajuda a evitar o desperdício de comida e economizar. Pense realmente nas refeições que pretende cozinhar nos próximos dias e compre exatamente os produtos que utilizará.

Aumente, também, a periodicidade com que você ai ao mercado. Assim pode contar com alimentos frescos e em menor quantidades.


2. Lista de compras

Mesmo com o planejamento (semanal, se possível), sempre faça uma lista de compras antes de ir ao mercado. Além de ficar mais fácil, você evita levar itens que já tem em casa, e até mesmo resiste à tentação de levar além do que realmente vai consumir.


3. Cuidado com as promoções

Na hora de fazer suas compras no mercado, cuidado com as promoções. Muitas vezes, acabamos levando mais comida do que daremos conta, justamente porque a oferta parece vantajosa.

Porém, se o alimento acabar indo para o lixo por sobra ou vencimento, será um desperdício e não uma vantagem.


4. Fique de olho no prazo de validade

Comprar alimentos com o prazo de validade muito próximo de vencer não é ideal. Isso porque você terá menos tempo para consumi-lo, e as chances de ele acabar indo para o lixo por estar “estragado” são bem maiores.


5. Uso integral dos alimentos

Um dos grandes problemas do desperdício de comida é a forma como os alimentos são utilizados. Com frequência, muitas partes que poderiam ser consumidas acabam indo para o lixo.

Para conscientizar a população sobre esse problema e como é possível utilizar muitos alimentos de forma integral, ou seja, todas as suas partes, alguns chefs de cozinha, como Alex Atala, preparam pratos exclusivamente com partes de alimentos quase sempre desprezadas.

Casca de banana, folhas do talo de cenouras e beterrabas, sementes, caldos de cozimento, entre outros ingredientes podem e devem ser utilizados na cozinha do dia a dia.


6. Reaproveitamento

Aquele pão amanhecido pode virar um pudim. As sobras do arroz do jantar consegue se tornar um delicioso risoto no almoço do dia seguinte. Resumindo: não jogue comida fora!

É muito importante utilizar as sobras de pratos e alimentos para criar outras comidas. Use a criatividade e economize!


7. Congelamento

Congelar os alimentos é uma prática que contribui para o não desperdício de comida. Afinal, uma vez congelados, eles não estragarão tão rápido.

Para quem mora sozinho, a técnica é imprescindível. A dica é congelar porções do tamanho que você costuma ingerir, facilitando mais ainda o processo.


8. Armazenamento adequado

Mesmo quando armazenamos um alimento em nossas casas, podemos cometer alguns erros. Uma fruta que fica em um lugar da cozinha que recebe sol e calor, por exemplo, pode estragar mais rápido que se estivesse em um local mais fresco.

Sendo assim, é bem importante ficar de olho se armários, geladeira e demais lugares onde os alimentos serão mantidos estão em dia.


9. Atenção no restaurante

É comum, principalmente em restaurantes por quilo, pegarmos mais comida do que comemos – um problema para o desperdício de comida e também para o bolso.

Resista às tentações do quilo e pegue apenas a quantidade e comida que você sabe que vai dar conta.


10. Leve para casa

Não há nada de errado em pedir para que as sobras de um prato ou refeição em um restaurante sejam embrulhadas pra viagem. Você pode e deve levá-las para casa e consumir na sua próxima refeição, evitando assim o desperdício tanto do seu dinheiro (que vai pagar pelo prato sem comê-lo inteiro), quanto da comida que, provavelmente, irá para o lixo do estabelecimento.


Para o próximo post, separei algumas dicas pra te ajudar no descarte correto dos alimentos, sem prejudicar você, seus vizinhos e o meio ambiente. Fique de olho!


Beeijos da Jaque, Personal Organizer! :*


16 visualizações

ÚLTIMAS NO INSTAGRAM