© 2018 por RazinStudio

BLOG DA JAQUELINE MEDEIROS

DICAS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS E PRATICIDADE

Buscar
  • Jaqueline Medeiros

A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR O CARDÁPIO DA SEMANA

Atualizado: 27 de Mai de 2018

É mesmo necessário planejar um cardápio semanal? O que ganho com isso?





Quando saí da casa dos meus pais para morar sozinha, eu não tinha noção de como era importante planejar um cardápio e fazer uma lista de compras. Por um bom tempo eu não tinha dia certo pra ir ao mercado ou só ia quando estava faltando um monte de coisas em casa. Tirando o fato de que eu comprava de tudo um pouco, esquecia de várias coisas ou comprava em excesso e não dava conta de consumir.


A partir do momento que comecei a fazer esse planejamento, senti uma grande diferença no bolso, no tempo e na balança.


  • Primeiro, porque vou ao supermercado ou à feira com a lista de tudo o que vou precisar para aquela semana, isso faz com que eu não compre em excesso e também que eu não compre de menos e não preciso gastar picado naquele mercado caríssimo que fica mais próximo de casa.

  • Segundo, porque sabendo tudo que pretendo preparar ao longo da semana, me possibilita dar aquela adiantada no máximo de coisas possíveis. Chego da feira higienizo frutas, legumes e verduras, já vou cortando cebola, alho poró e tudo o que for possível deixar cortadinho e guardado em potinhos na geladeira. Faço saladas no pote de vidro para conservar a semana toda, cozinho feijão e congelo, preparo refeições para pelo menos 3 dias e guardo em porções individuais, congelo frutas picadas... Enfim, isso faz com que eu otimize meu tempo na cozinha no decorrer da semana.

  • Terceiro, porque com todos os alimentos prontos ou semi prontos, a probabilidade de eu chegar esfomeada e ligar pedindo um fast food é menor. Assim, consigo permanecer focada durante toda a semana, seguindo uma alimentação mais saudável e variada.


Agora você já sabe que planejar seu cardápio semanal pode ser muito útil no seu dia a dia e contribuirá bastante para os bons resultados na sua dieta, no seu orçamento e no seu tempo também. Afinal, o tempo é o recurso mais precioso que você tem!


QUANDO E COMO EU FAÇO?


Aqui em casa, costumo dividir essa tarefa entre o sábado e o domingo.

No sábado eu dou uma revisada na geladeira e na despensa pra ver se ainda tem alguma coisa que pode ser aproveitada na próxima semana, partindo disso começo todo o planejamento do cardápio e finalizo deixando a lista de compras pronta.

No domingo vou bem cedo à feira e também já dou aquela passadinha no mercado (isso depende muito dos itens que tem na lista da semana), chegando em casa é o momento de colocar a mão na massa, lavar, preparar e congelar o que for possível, pra ganhar tempo no dia a dia.


E aí, vai tentar? Me conta como está sendo a experiência. No começo pode parecer difícil, mas depois vira hábito e você se surpreende com a tranquilidade que o planejamento e a organização proporcionam!


64 visualizações

ÚLTIMAS NO INSTAGRAM